quarta-feira, 30 de maio de 2007

«O teatro é a mais bela das artes». Não finjas, não fujas! Preferes pecar?

Procuras o Jardim do Éden?
Então vai à cultura, vai à borlix à Culturgestix!

A Busca da Felicidade

Integradas na programação do Festival Os Dias do Paraíso
_
_
_
_
_
_
_
_
_




_
Conferências · Quinta 31 de Maio, Sexta 1 e Sábado 2 de Junho de 2007Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 · Pequeno Auditório · Entrada Gratuita*


As sociedades ocidentais contemporâneas têm na sua génese projectos que inscreveram entre os seus objectivos principais o desígnio de se organizarem na perspectiva da “felicidade dos povos”. Esta vontade, desde sempre associada à ideia de Progresso, foi um factor decisivo no desenvolvimento das sociedades que hoje conhecemos, mas a noção de “felicidade”, tal como a encontramos inscrita na Revolução Francesa e Americana, tem-se transfigurado a ponto de hoje nos podermos questionar sobre o sentido contemporâneo da ideia de felicidade. Esta interrogação passa por identificar – e reflectir sobre – as condutas, as aspirações e os imaginários que movem os indíviduos e as sociedades nos dias de hoje na perspectiva de discernir o que significa contemporaneamente “ser feliz”.
Nessa busca haverá que auscultar as diversas dimensões desse “ser contemporâneo” – política, cultural, cientifica, espiritual, etc. – e tentar perceber também como se posiciona este imaginário ocidental face a outras culturas e tradições.
Para debater estas problemáticas contamos com um conjunto de oradores nacionais e estrangeiros entre os quais se destacam o historiador Darrin McMahon, da Universidade da Florida (EUA), autor do recente The Pursuit of Happiness, livro que traça os conceitos de felicidade da Antiguidade até aos nossos dias; o psicólogo Daniel Gilbert da Universidade de Harvard (EUA) que publicou em 2006 o muito publicitado livro Stumbling on Happiness sobre a investigação contemporânea nesta área; o sociólogo Gilles Lipovetski (França), autor do recente ensaio Le Bonheur Paradoxal, que se centra no estudo das relações do consumo com a felicidade; e ainda a socióloga e antropóloga Eva Illouz (Israel) da Universidade de Jerusalém, cujo último ensaio, Le capitalisme emotionel, traça uma visão inovadora da contemporoneidade na perspectiva das relações entre a economia e os afectos.


* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.


Informações
21 790 51 55
culturgest@cgd.pt
_
Culturgest
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego
[Av. João XXI/Campo Pequeno]
_
http://www.culturgest.pt/actual/busca_felicidade.html


_

Sem comentários: