quinta-feira, 5 de julho de 2007

Festas teatrais e não só na terra do Óscar! E ele vai actuar!

_
Pois é, como eles dizem «2007 é ano de FIG!»
Entre amanhã 6 e domingo 8 de Julho, gigantes invadem Pinhal Novo. Teatro de rua, novo circo, música, clown, marionetas, arruadas, exposições, desfiles, workshops e a presença indispensável dos tradicionais cabeçudos marcam a 6ª edição do FIG - Festival Internacional de Gigantes em nove espaços no centro de Pinhal Novo.

Festival inédito de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

Figuras míticas que, desde o século XIII, “povoam” a Península Ibérica, assumem o papel principal nesta celebração do teatro, das Culturas e também da Música. Chegam reinventados em mil formas - tantas quantas permite a imaginação - entre fogo, luz e cor. São os cabeçudos, os gigantones, os zés pereiras das nossas aldeias, e com eles, as máscaras, os caretos, as marionetas e outras formas animadas, sempre ao som ritmado e ancestral de gaitas, bombos e outras percussões.

Este evento é promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com outros parceiros entre os quais a companhia do Óscar ATA – Acção Teatral Artimanha que irá levar novamente ao palco o Mundo Boneco (sexta) e As Guitarras de Alcácer Quibir (domingo).

Cliquem na imagem para irem ao website oficial onde poderão p.ex. ver vídeo sobre o festival em edições anteriores (estará lá o Óscar?) e também o programa do FIG. Se desejarem aprofundar o assunto cliquem aqui para abrir um PDF mais técnico.
_
_

_

Sem comentários: