domingo, 27 de maio de 2007

Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua

Aconteceu em Santa Maria da Feira no fim de semana passado sendo uma notícia interessante para vosso conhecimento.
O jornal Expresso de ontem titulou de ‘O PODER do Talento’ acrescendo no antetítulo ‘Imaginarius reuniu muito do que de melhor se vai fazendo na Europa na área do teatro de rua’.

___
_
>Clicando na imagem da esquerda poderão aprofundar conhecimento sobre este festival de teatro.
__
>Clicando na imagem da direita poderão ver notícia da SIC sobre o evento incluindo visionamento de vídeo.


Ou ler já aqui uma retrospectiva do jornal portuense Primeiro de Janeiro:

Chegou ao fim o Festival de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira
Imaginarius atinge os objectivos

O director artístico do Imaginarus, Renzo Barsotti, disse que “todos os objectivos foram atingidos” na sétima edição do certame, que terminou com a Parada Teatro e Casamento, um desfile com mais de 300 pessoas. O figurino é para manter em 2008.

Estamos muito satisfeitos, tudo correu dentro das expectativas e atingimos o nosso grande objectivo, que era o envolvimento da comunidade local e, além disso, conseguiu-se atrair muita gente de fora à cidade, assim como muita atenção da comunicação social”, disse o responsável pela programação do certame. Para Renzo Barsotti, da Associação Sete Sóis Sete Luas, que organiza o evento com a Câmara de Santa Maria da Feira, o sétimo Imaginarius foi também um êxito artístico, alcançado através das várias produções próprias exibidas durante o certame.
Para o próximo ano, Renzo Barsotti referiu que o figurino se vai manter, procurando alargar cada vez mais o âmbito do festival. “Há vários projectos em preparação, mas ainda não estão suficientemente maduros para que os possa divulgar já, com excepção de um que gira em torno do abandono escolar e será concretizado com o apoio do pelouro de Educação da Câmara”, revelou.
O vereador da Cultura da autarquia, Amadeu Albergaria, fez também um balanço “muito positivo” desta edição do Imaginarius. “A nossa aposta é sobretudo na vertente criativa e formativa deste projecto e mais uma vez todos os objectivos foram atingidos, dada a grande adesão popular, com lotações esgotadas todos os dias e o envolvimento da comunidade na festa”, disse.
O vereador referiu o Centro de Artes de Rua, que a Câmara está a candidatar aos apoios dos fundos comunitários (QREN), a instalar no edifício do antigo Matadouro Municipal e é uma consequência de sete edições de sucesso do Imaginarius. “Será um laboratório criativo onde as diferentes companhias poderão instalar-se em residência artística durante um ou dois meses para aí efectuarem as suas pesquisas, investigações e experiências, ensaiar as suas produções e fazer formação localmente”, disse Amadeu Albergaria.
O festival tinha como tema principal “O Teatro e o Matrimónio” e como um dos seus eventos principais a Parada Teatro e Casamento. Estes eventos fazem parte do “Teatro e Matrimónio”, um projecto europeu encabeçado pelo Imaginarius e apoiado pela União Europeia, através do programa Cultura 2000, que pretende analisar a instituição do casamento do ponto de vista da sua ritualidade dramatúrgica.
A apresentação de todos estes eventos foi possível graças ao envolvimento directo de mais de 800 pessoas, entre as companhias presentes, a estrutura organizativa do certame e participantes nos eventos.
_
_

1 comentário:

Anónimo disse...

em boa hora vim aqui parar. voltarei com tempo.