domingo, 15 de julho de 2007

Começa o MITE'07
Mostra Internacional de Teatro


Nova edição da mostra entre segunda 16 e domingo 29 de Julho no TNDM II - Teatro Nacional Dona Maria II.

Fazendo ponte entre o FITEI e o Festival de Almada (já oportunamente abordados neste blog) o MITE'07 deverá ser encarado como um laboratório de criação e um espaço de cumplicidades...

Sobre a programação clica na imagem para saberes mais ou lê abaixo um resumo retirado do lxjovem.pt.

«Emmanuel Demarcy-Mota, director de La Comédie de Reims, é um repetente no MITE, tendo estado presente na edição do ano anterior com Rhinocéros, de Eugène Ionesco. Agora regressa com uma das peças mais conhecidas de Bartolt Brecht, Homme pour Homme. De França vem ainda Un Homme en Faillite que a revelação da nova dramaturgia francesa, David Lescot, escreveu e encenou. Ambos os espectáculos serão apresentados com a colaboração da Culturesfrance e do Instituto Franco-Português.
De Itália, o encenador Toni Cafiero traz em ante-estreia a Lisboa Goldoni Terminus, uma peça que irá estrear na Bienal de Veneza e que resulta de uma colaboração entre o Teatro Stabile della Sardegna, de Itália, o Teatro Nacional Ivan Pl. Zajc di Fiume, da Croácia, e o Teatro Nacional D. Maria II. A partir de textos de Goldoni, destinados a serem argumentos de espectáculos, foi pedido a três escritores de cada um dos países envolvidos que construísse um único texto, novo e original. Rui Zink vai representar Portugal nesta co-produção que pretende ser parte das comemorações internacionais do tricentenário do dramaturgo italiano.
Numa parceria com o Festival Internacional de Teatro de Almada, o Teatro Nacional D. Maria II convida o lituano Oskaras Koršunovas a apresentar uma versão nada convencional do clássico Romeu e Julieta de Shakespeare. Considerado um jovem criador muito promissor na cena teatral internacional, o encenador dirige desde os 29 anos a sua própria companhia de teatro e os seus espectáculos são constantemente convidados a visitar as principais cidades europeias. O Romeo and Juliet de Oskaras Koršunovas vem a Lisboa, integrada numa digressão internacional.
Também em viagem pelo mundo está Back to the Roots, uma produção da companhia suíça Kraut_Produktion que fará uma paragem em Lisboa para integrar a programação do MITE 07. Inspirado no filme controverso de Claude Faraldo, Themroc, cuja exibição esteve proibida em França até à década de 90, a peça pretende levar o público a reflectir sobre os mecanismos de repressão que a sociedade tem ao seu dispor e utiliza para reprimir os instintos mais primários do homem.
De Inglaterra a companhia Footsbarn Travelling Theatre traz uma versão circense, musical e colorida de outro clássicos de Shakespeare, A Midsummer Night's Dream. A companhia é de origem inglesa mas há muito que se estabeleceu em França e integra actualmente elementos de várias nacionalidades. Apostados desde a sua fundação na década de 70 em levar a cultura onde ela geralmente não chega, fazem um teatro que querem que chegue a todos. Uma tenda montada numa praça, e música e mímica no lugar das palavras é quanto basta para montar um espectáculo desta companhia, inesquecível para quem assiste.»
_
_
_

1 comentário:

Joana disse...

adoro teatro :)
obrigada pelo comentario *