sábado, 7 de julho de 2007

Para os lados do nosso estágio há teatro no meio da natureza!



No concelho de Sesimbra, na quinta ou Espaço das Aguncheiras (cliquem nas imagens para saberem mais), um projecto cultural que tem como mentora a actriz São José Lapa, situado «nas imediações do Cabo Espichel, num vale aprazível, ladeado por um bosque frondoso de pinhal, macieiras, pereiras, damasqueiros, com o mar por perto» ou seja relativamente perto de Aiana de Cima – cliquem aqui para revisitarem um sítio especial de um modo especial – está em cena nos fins-de-semana de Julho a partir das 20 horas a peça A Gaivota, Num Voo Rasante Sobre as Aguncheiras, numa adaptação da obra de Anton Tchekov.
Encenado e protagonizado por São José Lapa, o espectáculo conta com dois elencos diferentes. São 15 actores que interpretam a vida de 10 personagens que procuram a felicidade, lutam contra o tédio e a solidão, amam e odeiam.
A Gaivota é uma das grandes obras da dramaturgia mundial, cujo tema é a própria escrita, o amor, enfim, a vida. O autor, Anton Tchekov, caracterizou A Gaivota como “uma comédia com três papéis femininos e seis masculinos, quatro actos, uma paisagem (com vista sobre o lago), muitos discursos sobre literatura, pouca acção e cinco toneladas de amor”.
Representado no campo, ao ar livre, na terra, entre árvores, é o que a empresa do Rui, ou seja os jornalistas da RTP, apelidaram de eco-teatro!
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_

_
Vão lá? Assim tipo visita de estudo como extensão do estágio? :-)
_
_
_

Expressão dramática na campanha para as eleições intercalares da Câmara Municipal de Lisboa

_
Sem querer fazer apologia a qualquer partido político nem a defesa de brincadeiras em assuntos sérios fica porém aqui registado uma forma diferente, inovadora e crítica, de fazer política socorrendo-se de actores para fazer uma sátira ao sistema vigente.
O Bexiga começara com êxito nas eleições da Madeira, incomodando Alberto João Jardim, vindo agora ao continente visitar o Ginja, o seu homólogo candidato à autarquia da capital. Simplesmente é um registo divertido com uma forma disruptiva de se olhar para a temática. Cada um que tire a sua conclusão.


_
«Ginjas», figura do imaginário popular alfacinha, é o 13º protagonista entre 12 candidatos às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, defendendo o Partido Nova Democracia (PND), escreve a Lusa. Com o cabelo carregado de brilhantina, palito ao canto da boca, peito e respectivo cordão de ouro à vista, o actor Gonçalo Lello estreou-se nas ruas da capital portuguesa para conseguir o almejado posto de assessor, «com menos responsabilidades e mais vantagens». «A filosofia é trazer humor para a campanha, divulgando a nossa mensagem política e apoiar jovens actores que estão a começar ou em situação difícil no mercado. A iniciativa da Nova Democracia foi testada com sucesso na Madeira, nas recentes eleições regionais. «Manuel do Bexiga», interpretado pelo actor Márcio Costa, foi a figura encontrada, interpelando outros candidatos e fazendo aparições em acções das outras campanhas.
_
_
_

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Se te expressares ambientalmente poderás entrar à borla no Live Earth!


Mariza, Sam The Kid, Cool Hipnoise, Expensive Soul, Xutos e Pontapés, Sérgio Godinho, Rui Veloso, Blind Zero, David Fonseca, Tito Paris, Ala dos Namorados, Filarmónica Gil, Mundo Cão, Viviane, Mercado Negro e 4Taste. Estes 16 nomes actuarão amanhã 7 de Julho no Friends of Live Earth Lisboa, evento que se vai realizar no Pavilhão Atlântico, em associação com o mega concerto Live Earth (clica na imagem), de alerta para o aquecimento global do planeta.

A entrada é livre, mas tem a novidade de puxar pelas preocupações ambientalistas dos espectadores, através de vários pontos espalhados por Lisboa. “As pessoas têm de ir a esses sítios, que irão ser anunciados e, por exemplo, trocar lâmpadas fluorescentes por outras de baixo custo, reciclar pilhas, papel, latas ou outros materiais ou limpar a mata de Monsanto. Depois é oferecido um ‘voucher’ e é com ele que podem levantar o bilhete”, explica Manuel Moura dos Santos, responsável pela produção do evento português.

Há nove cidades onde vão decorrer os grandes concertos e depois há os Friends of Live Earth (amigos do Live Earth), que são cidades associadas e que vão produzir espectáculos com artistas locais. Além da música, a organização quer que haja alguns momentos divertidos. Gato Fedorento, António Feio e José Pedro Gomes, os Steel Drumming (percussão em bidões) e os DJ da Antena 3 são outros convidados previstos. A festa começa às 17 horas e prevê-se que se prolongue até às duas da manhã.
_
_
_

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Festas teatrais e não só na terra do Óscar! E ele vai actuar!

_
Pois é, como eles dizem «2007 é ano de FIG!»
Entre amanhã 6 e domingo 8 de Julho, gigantes invadem Pinhal Novo. Teatro de rua, novo circo, música, clown, marionetas, arruadas, exposições, desfiles, workshops e a presença indispensável dos tradicionais cabeçudos marcam a 6ª edição do FIG - Festival Internacional de Gigantes em nove espaços no centro de Pinhal Novo.

Festival inédito de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

Figuras míticas que, desde o século XIII, “povoam” a Península Ibérica, assumem o papel principal nesta celebração do teatro, das Culturas e também da Música. Chegam reinventados em mil formas - tantas quantas permite a imaginação - entre fogo, luz e cor. São os cabeçudos, os gigantones, os zés pereiras das nossas aldeias, e com eles, as máscaras, os caretos, as marionetas e outras formas animadas, sempre ao som ritmado e ancestral de gaitas, bombos e outras percussões.

Este evento é promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com outros parceiros entre os quais a companhia do Óscar ATA – Acção Teatral Artimanha que irá levar novamente ao palco o Mundo Boneco (sexta) e As Guitarras de Alcácer Quibir (domingo).

Cliquem na imagem para irem ao website oficial onde poderão p.ex. ver vídeo sobre o festival em edições anteriores (estará lá o Óscar?) e também o programa do FIG. Se desejarem aprofundar o assunto cliquem aqui para abrir um PDF mais técnico.
_
_

_

No D.Maria II além do Ricardo II c/ o Gonçalo, também há outra meritória representação, um exercício a partir de Ricardo II c/ jovens da Cova da Moura

_
Clica na foto para saberes mais da peça.
Clica no texto para o aumentar.
_
_

Mais outra representação de colegas da Rita, mas do curso de Teatro, com entrada à borliu (para os lados Castelo S.Jorge/Graça)



quarta-feira, 4 de julho de 2007

Festival de Almada - de teatro; começa hoje na terra do André!

Clica na imagem para ires
ao respectivo website
com o programa dos espectáculos.

Vai, mete-te no cacilheiro!
Mas só metade das vezes.
Porque a outra metade das representações
realizar-se-ão em Lisboa,
p.ex. no Teatro D.Maria II, no Teatro S.Luís, no CCB…

Have a nice festival!
_
_

A homenagem do Impressão Traumática ao actor Henrique Viana (1936-2007) hoje falecido por doença prolongada: uma grande salva de palmas!




terça-feira, 3 de julho de 2007

Os 'nossos' LCD Soundsystem actuam amanhã em Lisboa

_
Está previsto a sua subida ao palco vinte minutos depois de passadas vinte e quatro horas. Se quiseres saber mais sobre o 13º festival Super Bock Super Rock clica aqui.

Os LCD Soundsystem – cuja música ‘Your City's A Sucker’ compôs parte do nosso exercício final Depois da Festa – é um projecto do produtor James Murphy, também co-criador do selo de dance punk, DFA Records. Aclamada pela crítica pelo seu trabalho em 2005, a sonoridade da banda pode ser descrita como uma mistura de música eletrônica e punk rock, além de alguns elementos de disco music e outros estilos.

Se quiseres saber mais sobre o grupo, ver vídeos e sobretudo ouvir a sua música clica nos três links abaixo. Não relacionados com estes, tens as imagens. Para estas aumentarem - uma paródia ao líder dos LCD - clica nelas.
_

_
http://www.myspace.com/lcdsoundsystem
_
_


_
http://www.lcdsoundsystem.com/video.html
_
_

_
http://www.last.fm/music/LCD+Soundsystem
_
_
_

Olhem aí representação no D.Maria II de colegas da Rita mas do curso de Teatro



segunda-feira, 2 de julho de 2007

Jogo com Expressão Dramática!
Ou Expressão Dramática com jogo!

_
_ _

Alguns de vós já conhecerão o 'À procura do Miguel' que enviei por email. Para conhecimento cultural, disserta-se agora sobre este ARG.
Que é acrónimo de Alternate Reality Game. Uma narrativa que usa o mundo real como plataforma frequentemente envolvendo múltiplos elementos de jogo e media, para contar uma história que é influenciada pelas ideias ou acções dos participantes. O argumento evolui online. Com base na Internet é encorajada uma experiência interactiva com as personagens através de sites, emails, telefonemas…
_
Este novo conceito dos ARGs – que são contestados como jogos, serão mais do isso – estão em grande crescimento dado a popularidade que já alcançaram sobretudo além fronteiras.
_
À procura do Miguel é um projecto universitário para o qual conta com 24 actores e apoio da Universidade Lusófona e Teatro Mundial entre outros.
_
Trata-se da história de jovem com formação superior e bon vivant - até com página no hi5! (vê no blog) - que desaparece de repente. E tu vais participar na representação virtual da narrativa! _
Clica na imagem da esquerda para o website (1º). Clica na imagem da direita para o weblog (2º). Se quiseres aprofundar o tema clica aqui.
_
_
_

domingo, 1 de julho de 2007

Espaço da nossa visita de estudo fecha!

_
Estivemos lá por ocasião de uma actuação especial do Gonçalo no B.Leza, substituindo uma sessão de Expressão Dramática, dando origem ao segundo post deste blog em 5 de Março de 2007.
_

________________________(clicar para aumentar)
_

Expressarmo-nos internacionalmente por uma causa cultural