segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O final? Ou, parafraseando Saramago,
As Intermitências do Fim?

_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
Acto I – Desejo…
_
Correspondia a um desejo há já algum tempo. Tal como a Expressão Dramática. Mas ao contrário desta, cujo intento começou a concretizar-se no ano passado, oportunidades não estavam a surgir para blogar…
_
_
Acto II – A luz!
_
Porém em Fevereiro fez-se luz! Porque não sobre o GED?
Um blog sobre o curso de Expressão Dramática 2006/2007 do GTIST?
Com uma dinâmica de grupo que tão bem resultou, um blog também poderia marchar, não? :-) A motivação que também contribui para fazer oportunidades estava aí em força. Um DVD teatral contribuíra para isso. Então, bem dito, bem feito! Iria finalmente ter um blog!
_
_

Acto III – Nomi Di...
_

Após sessão vídeo em DVD de filme-documentário ‘Ensaio sobre o Teatro’ (representação da companhia teatral O Bando, do Gonçalo) foi encontrado um nome: Impressão Traumática! Como paródia às palavras expressão dramática, por termos visto o nosso mister nessa peça como não o viramos antes (ex. a medonha caracterização do seu personagem! - ver foto no 1º post) e como referência a algumas vicissitudes da formação.
_
_

Acto IV – As boas fadas!
_
Para os conteúdos imagéticos, as belas fotógrafas de serviço, as companheiras Cat e Tatchy forneceram a primeira argamassa para os posts de arranque: a sessão convívio acima referida (que teve o Rui ‘Casaco Amarelo’ como anfitrião =), uma saída nocturna e uma ‘visita de estudo’ ao B.Leza que entretanto fechou. E mais fotos, delas e doutros, foram sendo disponibilizadas.
_
_

Acto V – Da seca à fonte!
_
Mas a coisa esteve entrementes um pouco parada porque não estavam a ocorrer situações passíveis de postar. Todavia um acontecimento programado veio dramaticamente:-) modificar a frequência dos posts: o estágio!
_
_

Acto VI – Da abundância à escassez.
_
A partir daí houve substancial temática para postar. E de preferência com pelo menos um post por dia. Mas após o fim do curso e com o decorrer do tempo os temas sobretudo relacionados com o nosso grupo começaram a escassear e a aumentar bastante o esforço para arranjar posts diários – um compromisso que auto-assumi – e que não se afastassem da temática deste web log.
_
_

Acto VII – Técnicas web.
_
Aliás, para se gerar tráfego contínuo para o blog (sem uso de RSS) são necessárias actualizações permanentes para que a novidade (desde que se assegure qualidade de conteúdos) leve à visita ao site. Assim como aparecer em motores de busca; em algumas pesquisas o Impressão Traumática surge em resultados de topo do Google.
_
_

Acto VIII – A evolução.
_
O blog no fundo começou como um interessante instrumento do chamado social networking (do GED e seus contribuidores) mas a pouco e pouco passou, também por necessidade (falta de nossas notícias), a divulgador de eventos culturais – gosto próprio em partilhar o meu acesso à temática cultural – naturalmente com maior ênfase na expressão dramática / teatro (que surgiu em força - época alta! - quando as temperaturas tornaram-se mais amenas).
_
_

Acto IX – Sensações!
_
Foi também um outro meu caminho de descobertas! Mais aprofundadas! Da oferta existente em Portugal, Lisboa, na área das artes performativas (acho que não estamos nada mal!) e da pesquisa de imagens condizentes! Senti-me jornalista? Crítico? Comentarista? Repórter? Fotógrafo? Designer? Webmaster? Etc. Sim, numa escala muitíssimo modesta sinto que por momentos vesti essas peles. Foi uma boa experiência!
_
_

Acto X – Coroas de louros.
_
Que posts destacaria?
Ei-los, é só clicar nos links:
_
Galardão especial)
Para Todos que inseriram comentários.
_
Menções Honrosas)
Basicamente a Todos os que forneceram os seus textos do exercício final para posts.
_
3º lugar ex aequo)
http://impressao-traumatica.blogspot.com/2007/12/quem-somos-relembremo-nos.html
_
http://impressao-traumatica.blogspot.com/2007/04/anatomias-de-uma-pea-na-7-arte-curtas.html
_
2º lugar)
http://impressao-traumatica.blogspot.com/2007/05/um-instante-numa-frase-frase-de-uma.html
_
1º lugar)
http://impressao-traumatica.blogspot.com/2007/04/foi-h-um-ms-que-acabou.html
_
_

Acto XI – Homenagem ao leitor!
_
Leste tudo até aqui? Parabéns! :-)
_
(Ou se calhar saltaste logo para o fim! Foi isso não foi? Vá confessa lá!!)
_
Os leitores logicamente são sobretudo do GED/GTIST mas recordo-me p. ex., registado em comments, que já houve visitas de elemento do Chapitô e de uma ex-GED actualmente na Bélgica. São poucos mas bons!
_
Mas quem escreve/elabora posts naturalmente ambiciona atingir mais leitores… E obter feedback deles para aferir o impacte da sua labuta. Confesso que gostaria que houvesse mais interacção prolongada…
_
_

Acto XII – Devires.
_
E agora, que futuro? Um novo? Ou continuar e manter?
Generalizar o blog para o Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico? Para a Expressão Dramática tout court? Para as Artes de Palco/Performativas? Para a cultura e acontecimentos culturais na generalidade?
_
Um blog (log=diário) é mais um espaço pessoal de comentários e análise mas o Impressão Traumática, apesar de um ou outro post mais reflexivo, seguiu outro caminho. De partilha: de animação e dinâmicas de grupo e de conhecimento de eventos culturais.
_
Tenho outros interesses também. Por exemplo: ambiente e ecologia. Cidadania e direitos humanos. Empreendorismo e ciências da gestão (ou até humor corrosivo malandreco! :-D)
_
Consegui atingir metas: um blog relativamente interessante, formação em expressão dramática e curso com o topo dos graus académicos. E é sobretudo por este último caso, que está em frequência junto com trabalho, que necessito de tempo para fatigantes afazeres académicos de grande intensidade (com doutos profes portugas teórico-dependentes e ainda com scholars estado-unidenses do MIT – leia-se emeaiti). E mesmo assim ainda tem ficado para trás o desejo de praticar uma arte física oriental e empreender eco-projecto...
_
Assim, como já vinha dando a entender (mormente devido ao facto agora atrás referido), tenho então que dizer... It's over!
E tendo-se assinalado ontem 1/2 ano do blog (a ED também foi cerca de meio ano), acho que está chegada a hora do fim.
Ou melhor, não digo que acabou mas sim que vou parar.
_
Acredito que ainda espaçadamente venha a sair mais um ou outro post (afinal 10 de Setembro próximo será uma data importante para nós, pelo reencontro) mas por agora preciso de cessar andamento apesar de acreditar vir a ter saudades pois blogar chega a ser viciante - se calhar amanhã não resistirei, e tumba, toma lá mais outro post!
Enfim, por nada e por tudo, vem-me à cabeça As Intermitências da Morte de José Saramago!
_
Gostei muito de fazer o Impressão Traumática, o blog da Expressão Dramática (IST)! E navegar na blogosfera também foi bom! Com esforço fui determinado, a partir do estágio, a sempre postar diariamente mas tudo o que é bom acaba. Ou quase...
_
...Assim, e agora convém dar uma solenidade ao acto :- ),
eu como Webmaster ou Administrador do Website
passo legado aos outros Contribuidores do blog
para continuarem. Allez-y! Força!
_
Até sempre ou até daqui a um ou outro dia!
[ :´-( lágrima ao canto do olho ]
_
_

Acto XIII – Treze, do azar ou da sorte.
_
Sabem o que de momento sinto?
Tranquilidade e satisfação!
Sabem onde estou a sentir esse momento?
No corredor do túnel mágico do nosso imaginário!
_
No corredor que nos levava a sentir por momentos no Zénite, no Nirvana.
_
No corredor feito moldura tridimensional que de repente nos rodava centripetamente num fractal de emoções.
_
No túnel da felicidade feito de rostos de contentamento, olhares enternecidos que se trocavam, corpos quentes que se abraçavam.
_
No túnel da 5ª dimensão que me teleportava para um imenso areal batido a maresia e me retornava à preia-mar de um caleidoscópio de faces pálidas felizes!
_
What we want
What we want
What we want is a
Ha ha ha ha ha!
_
Your city is stoned
Your city is stoned
My city’s in heat!
_
«Porra, quem me dera ser criança!»
_
Chiu!
_
Luzes.
_
Clap, clap, clap, clap, clap!
_
Comboinho?
_
;-)
_
_
_

(Sem) Flash do pós-final do exercício final:


_
_
_

Palco aberto – para poderes mostrar
o que quiseres, para o que der e vier!

Um conjunto de actividades interessantes lúdicas, artísticas e culturais – projecto “Verão do Bacalhau” – de entrada livre e ao ar livre estão a decorrer no espaço do Jardim do Campo das Cebolas (perto da zona da Baixa, em frente à Casa dos Bicos). Teatro, cinema, danças, música…

Quinta- feira, 23 se quiseres tens o palco para ti, para o grupo.
Para apresentares/amos o que quiseres/mos, assim tipo as Sopas do GTIST.

É o ‘Palco aberto’. Fixe, não?
E então, ‘tás lá?

Sabe mais sobre a programação deste mês clicando na imagem ao lado.

Na fotografia abaixo abaixo, clicando nela, vais para a homepage do weblog.

O evento prolongar-se-á até 22 de Setembro.


_
_

Espectáculos de teatro de máscaras
começam na quinta-feira

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE
MÁSCARAS E COMEDIANTES
De 23 de Agosto a 9 de Setembro
_
A ter lugar no Castelo de S. Jorge, no espaço ao ar livre do Castelejo e no Museu da Marioneta conta com diversas companhias teatrais portuguesas e estrangeiras.
_
Reunindo várias representações, uma exposição e um estágio profissional de commedia dell’arte, o Festival assenta a sua originalidade no teatro de máscaras e na tradição do teatro total, onde o actor/comediante se socorre do corpo, da mímica e do gesto, para além da palavra, recuperando as técnicas do teatro popular de todos os tempos.
_
Clica na imagem para saberes mais.
_
_

Da Expressão Dramática para a
Elite Model Management!

_
Parabéns à Catarina!

Vice-classificada em evento Elite Model.

Do Técnico ao teatro, da Fac. Medicina à moda!

Mais dia menos dia começam os pedidos que implicam viagens a Londres, Paris, Milão, Nova Iorque, Tóquio! :-)

E quem sabe se este importante agenciamento não permitirá vislumbrar a Broadway ou Hollywood já aí ao virar da esquina!! :-D

Nosso orgulho em estrela GED/GTIST!
_
_

_

domingo, 19 de agosto de 2007

(meio) Aniversário
do weBlog Impressão Tramática!

_
_
1
---
2
_



Ano!
_
_

Fez hoje o Impressão Traumática!



O blog da Expressão Dramática.
_
(IST - Instituto Superior Técnico)
_

_
_


Assinalar meio ano de existência?
Sim, 1/2 ano já é bastante na blogosfera
sobretudo quando se posta diariamente
e tendo este espaço virtual uma elevada
taxa de natalidade e de mortalidade.

A todos quantos visitaram o Impressão Traumática,
visitantes externos, visitantes GTISTs, contribuidores GED,
poucos mas bons, os meus agradecimentos.

Tem sabido muito bem porém
tem sido também algo fatigante.
Amanhã será um novo dia.

Beijos e Abraços!

***[]

The Artist ;-)
_
_
_