sábado, 30 de junho de 2007

Solving the teaser: Dez!
É número para o GED. Para todos.

_
___Setembro

__11
__ -1
__10

_
Um dia antes do triste aniversário
dos atentados às Torres Gémeas nos EUA,
ou seja dia 10, haverá um estrondo maior!
Em Portugal. No Técnico. Na sala GTIST.
É o GED de volta!

Com marcação já em Junho,
tens que reservar, pelas 20h,
a tua segunda-feira 10 de Setembro
para o GED. Impreterivelmente!

A seguir, o post é longo,
mas recomendo a sua leitura.
Aliás, emendo, é obrigatória a leitura!:)
Não me ponham a escrever para o boneco!
(por falar nisso, mais ou menos a meio da semana
está previsto sair post sobre bonecos e óscares ;-)

Não obstante ter sido muito em cima da hora (até antes houvera intenção de o encontro ter sido em Maio e também numa praia), terça-feira passada, 26 deste mês, mais de metade do GED a convite do GTIST encontrou-se junto às respectivas instalações no Técnico tendo de seguida ido para um jantar de convívio (vestidos!=) onde posteriormente fomos informalmente convidados a estarmos presentes dia Dez de Setembro na sala de teatro, para conhecimento do retomar das actividades do GTIST após o Verão.

Este vosso blogger fez uma sugestão já há algum tempo ao Grupo de Teatro para, pela primeira vez nas edições do curso de Expressão Dramática, introduzir uma oferta probatória para todos os participantes. Como não conseguiram obter o material antes, e agora com período de férias levando a provável distribuição às pinguinhas(!), coisa que pareceria menos adequado, sugeri reunião para entrega na mesma data que o GTIST já havia avançado para conhecimento do trabalho de bastidores do grupo. Parece uma data oficial com maior probabilidade de compatibilização das agendas. Façam um esforço!

O dia 10 de Setembro na prática, será mesmo a nossa última sessão, a última data oficial em que estaremos todos juntos na sala do GTIST pela nossa participação no curso de Expressão Dramática, ano lectivo 2006/2007, no Instituto Superior Técnico. Em Outubro começará a edição de 2007-2008.

Depois do que temos a receber, o GTIST mostrar-se-á melhor: os bastidores - como funciona. Sufrágio directo para órgãos sociais, alocação de tarefas de produção, projectos de trabalho no novo ano (ex. dramaturgias). E haverá convite formal para nossa integração no grupo. Antes ou depois deste momento quem quiser ir embora poderá ir, quem se sentir seduzido por este mundo e desejar ficar, ficará. Para colaboração mais intensa ou menos intensa, mais visível ou menos visível, conforme disponibilidades (interpretação/actor, som/música, cenários, produção executiva,…). Dos Gedianos que saírem mais cedo, por outras opções de “carreira” :-D, copos no Bairro Alto não faltarão de certeza! Afinal é o Artist’s District de Lisboa, não é? :)

Ah, já estava a esquecer-me de dizer: para adesão ao GTIST não se confirma necessidade de casting de desibinição de nudez. :-D :-D
Nesse dia também: presença de Gonçalo com o vídeo do estágio*.

E pronto, segunda-feira 10 de Setembro pelas 20 horas
está tudo lá no GTIST para a nossa última sessão
do ano lectivo 2006/2007.
Não se esqueçam!

_
*a confirmar. :-D :-D :-D
_
_
_

CCB Fora de Si
com TEATRO e outras coisas tais

_
_
_
_
_
_
_
_
_
CCB Fora de Si - Programa ao ar livre e de entrada livre no Centro Cultural de Belém, Lisboa, começando a 1 de Julho e terminando a 1 de Setembro.

Estende-se ao longo dos meses de Julho e Agosto, e distribui-se pelos múltiplos espaços exteriores e interiores do Centro Cultural de Belém.

Tudo acontecerá nos jardins, praças, terraços, esplanadas e auditório: artistas e companhias portuguesas e estrangeiras de novo-circo, fanfarras, música multiétnica, jazz, teatro móvel, magia, marionetas, jogos de água e instalações.

Todos os dias, durante estes dois meses, haverá qualquer coisa para visitar, ouvir, descobrir.

De quinta-feira a domingo, a programação intensifica-se, oferecendo à tarde e à noite propostas de espectáculos sempre diferentes.

Para verem o programa em geral cliquem em:

Para verem o programa em particular cliquem em:
http://www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/ccbnav.php?CurCatId=7&CurTemId=5&CurEveId=2980

_
_ _

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Teaser: Dez! É número para o GED. Para todos.

11 de Setembro
imeditamente antes

Marca impreterivelmente
na tua agenda.
_
_
_

Em terras Templárias, Expressões junto ao Nabão

Clica na imagem para saberes mais.
_
_

Pergunta:
Será que a Cat vai desfilar,
vai Expressar-se para a rua
causando boa Impressão? :-)
_
_
_

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Teaser: Dez! É número para o GED. Para todos.

Nine Eleven
minus one

Marca impreterivelmente
na tua agenda.
_
_
_

Expressões... com Sol e com Lua!


_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_

O Festival Sete Sóis Sete Luas, em 2007 na sua XV edição, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 8 diferentes Países: Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal.

Realiza projectos de música popular, de teatro de rua, de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura europeia e mediterrânica. Os Presidentes Honorários do Festival são os Prémio Nobel José Saramago e Dario Fo.

Em Portugal realizar-se-ão vários espectáculos pelo país. Se vais de férias cá dentro consulta o website para veres a agenda - clica na imagem.

Os eventos mais perto de Lisboa ocorrerão na Fábrica da Pólvora em Oeiras com concertos às 22h de entrada livre, começando já amanhã, e com o seguinte calendário:

29 Junho
Exposição/instalação Oliviero Toscani (Itália)
Nakaira (Sicília)
_
6 Julho
Olly & The Bollywood (França)
_
13 Julho
Musica Nostra (Baleares)
_
20 Julho
Dounia (Itália)
_
27 Julho
Parto delle Nuvole Pesanti (Mediterráneo)
_
3 Agosto
Lautari (Sicília)
_
10 Agosto
Lombarda (Andaluzia)
_
17 Agosto
Kumenei (Salento)
_
24 Agosto
CeféAman (Turquia/Grécia)
_
31 Agosto
Rogerio Botanz & Puntos Suspensivos (Canárias)
_
_
_

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Teaser: Dez! É número para o GED. Para todos.

11/9-1

Marca impreterivelmente
na tua agenda.
_
_

Festival Lugar à Dança e outras artes



Lisboa é uma das localidades que receberão 13 estreias e 88 artistas, num total de 30 eventos, que interagem intimamente com o público de várias comunidades. Organizada pela associação Vo’arte, a 10ª edição Lugar à Dança, Festival Internacional em Paisagens Urbanas – com o tema tema Cidade Criativa, Corpo Criativo – a decorrer até fins de Julho é um festival anual, único no seu género, que promove há 10 anos não só a dança contemporânea como outras artes performativas (teatro, música, circo,...), realizadas em espaços públicos. Ruas, fachadas de edifícios, jardins, calçadas, escadarias e pátios são alguns exemplos de locais que se metamorfoseiam em palcos. Aberto a todo o público, o festival aposta nas tendências contemporâneas de artistas, criadores e intérpretes nacionais e internacionais. Sabe mais (resumo de programação) clicando nas imagens.

_


No Teatro de Rua destaque para a performance no Jardim de Santos, amanhã quinta-feira 28 a partir das 22h, onde encontrarás um actor sentado de gatas na rua com a cabeça enfiada no objecto escultórico. Um outro actor vai lá estar a convidar-te a enfiares tu próprio a cabeça dentro do objecto. É aí que poderás ouvir um segredo… Intitulado Na Rua, este é um espectáculo da Companhia UTERO, que assim propõe alguns momentos de reflexão.
_
_
_

Food for your theatrical brain?

_
Hoje, à pala!
_

terça-feira, 26 de junho de 2007

A nova aventura dos criadores dos Gorillaz [da banda sonora do nosso Depois da Festa]


Cultura tradicional chinesa inspira obra com estreia mundial dia 28

Criação conjunta de Damon Albarn e Jamie Hewlett, Monkey: Journey To The West junta circo, lendas chinesas, monges shaolin e músicos, numa superprodução que terá estreia mundial a 28 de Junho, naquele que é o espectáculo de abertura da edição 2007 do Festival de Manchester (Reino Unido). Esta destaca-se de tantas outras estreias pelo facto de representar a primeira manifestação conjunta dos mesmos criadores do projecto Gorillaz, uma das mais bem sucedidas aventuras que a música popular viu nascer esta década.

Tendo decidido dar por finda a carreira do grupo "virtual" depois de dois álbuns de originais e de uma digressão de despedida, Damon Albarn (que é ainda vocalista dos Blur) e o desenhador Jamie Hewlett resolveram continuar uma parceria que tão bons resultados havia revelado. Juntos partiram, então, de uma velha lenda chinesa (cujo título podemos traduzir como "A Viagem ao Ocidente"), dela fazendo nascer um espectáculo multi disciplinar cujos ensaios decorrem neste momento em Paris, com a agenda de estreia apontada ao Palace Theatre, em Manchester.

Monkey: Journey To The West contará com música original de Damon Albarn e nasce de um conceito visual de Jamie Hewlett que, além do conceito visual do espectáculo, assina os próprios cenários e figurinos. A adaptação para palco do texto original é da responsabilidade de Chen Shi-zheng.

O espectáculo contará em cena com a presença de 45 acrobatas, monges shaolin e vários cantores chineses. A música será interpretada, ao vivo, pelo UK Chinese Music Ensemble, dirigido por Cheng Yu.

Co-produção do Festival de Manchester, do Théatre du Chatelet (de Paris) e da Berlin State Opera, Monkey: Journey To The West apresenta ainda, como actividades complementares ao espectáculo em si, uma série de programas educacionais que visam trazer aos mais novos públicos europeus algumas heranças das tradições culturais chinesas. Em colaboração com o Chinese Arts Centre, a cidade de Manchester vai promover uma série de workshops como complemento ao programa.

Em declarações ao Guardian, Jamie Hewlett evitou chamar ópera a este espectáculo que tem 81 minutos de duração e em cuja produção estão envolvidos 500 profissionais. Damon Albarn, entretanto, fala já do muito aguardado álbum dos Blur que deverá ser gravado ainda este ano. Segundo revelou, será mais electrónico e dominado por programações.

Diário de Notícias, Nuno Galopim
_
_
http://www.manchesterinternationalfestival.com/

http://www.gorillaz.com/
_
_
_
VÁ, TENS DOIS DIAS PARA CHEGARES AO FESTIVAL E VER OS "NOVOS GORILLAZ"!
_

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Teatro de fogo em novo museu que abre hoje em Lisboa com festa de arromba e entrada livre!

O Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea abre 25 de Junho com uma exposição permanente de 450 obras organizadas em "núcleos que contam uma história". O conjunto foi escolhido entre as 862 obras de arte da colecção do comendador Joe Berardo - avaliadas em 316 milhões de euros pela leiloeira Christies - destinadas ao novo museu no âmbito de um acordo assinado no ano passado entre o empresário e o Estado português que vigorará até 2016. Entre as obras avaliadas do conjunto constam um Picasso, cujo valor ascende a 18 milhões de euros, um das peças mais caras da colecção, um quadro de Francis Bacon, de 15 milhões de euros, e um Andy Warhol avaliado em 12 milhões de euros.

O Director do Museu Jean-François Chougnet explicou que as obras de arte vão ficar organizadas por núcleos, concebidos com um critério cronológico e temático e que "poderão ser visitados de forma independente" pelo público. O surrealismo, a pop e as fotografias feministas dos anos 80 são alguns dos núcleos previstos.

Esta selecção provisória de 450 obras ficará em exposição permanente até ao final de Outubro, altura em que o Museu Berardo irá preparar-se para a sua primeira grande exposição temporária, intitulada "Um Teatro sem Teatro", e que será uma co-produção com

o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.

As Festividades da Inaguração, que começarão às 21h para o público (18h30m para as altas individualidades) com entrada livre no museu, durarão 24h! Com base na pirotecnia será feito uma arquitectura de fogo no edifício do CCB - Centro Cultural de Belém, local onde está instalado o museu. Em sintonia haverá também música composta para o efeito e projecção vídeo. Haverão bares abertos durante toda a noite e às seis da manhã será servido um pequeno-almoço no Jardim das Oliveiras.
_ _
Clicar nas três imagens para se ir para três websites diferentes relacionados com a temática artística pertença de Berardo.
_
_

domingo, 24 de junho de 2007

Lembram-se dos Uxu Kalhus?

_
Ker-sa a dizere
... Lembrar-se-á quem fora ao Kilombo, n'é?
_
Aquele grupo de música boa, superfixe mas de danças complicadas resultando na típica organização desorganizada dos tugas! :-)
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_

Para relembrarem/ouvirem um pouco das suas músicas cliquem em:
http://www.myspace.com/uxukalhus

Para o blog (com agenda de actuações) cliquem em:
http://uxukalhus.blogspot.com/

Para o website («a vestir-se») cliquem em:
http://www.uxukalhus.com/
_
(para verem a imagem maior cliquem nela)
_
_