sábado, 9 de junho de 2007

Do grupo que constituiu parte da banda sonora do nosso exercício final

_
Foi lançado muito recentemente, dos nossos LCD Soundsystem – que actuarão em Lisboa a 4 de Julho –, o single ‘All My Friends’.
(título significativo agora que as ligações do nosso grupo começam paulatinamente a esmorecer - com um espiríto diferente do geral da letra, ouçam/leiam o final da música)

É uma faixa retirada do segundo álbum do grupo ‘Sound of Silver’ lançado nos EUA em 20.3.2007 impressivamente no dia logo a seguir à última apresentação do Depois da Festa.

Num registo bem diferente do ‘Your city's a sucker’, fiquem com o vídeo e com a letra da música ‘All my friends’:



That's how it starts.
We go back to your house.
We check the charts,
And start to figure it out.

And if it's crowded, all the better,
because we know we're gonna be up late.
But if you're worried about the weather
then you picked the wrong place to stay.
That's how it starts.

It comes apart,
the way it does in bad films.
Except the part,
when the moral kicks in.

Oh, you drop the first ten years just as fast as you can,
and the next ten people who are trying to be polite.
When you're blowing eighty-five days in the middle of rance,
Yeah, I know it gets tired only where are your friends tonight?

And to tell the truth.
Oh, this could be the last time.
So here we go,
like a sail's force into the night.

And if I made a fool, if I made a fool, if I made a fool
on the road, there's always this.
And if I'm sewn into submission,
I can still come home to this.

And with a face like a dad and a laughable stand,
you can sleep on the plane or review what you said.
When you're drunk and the kids leave impossible tasks
you think over and over, "hey, I'm finally dead."

Oh, if the trip and the plan come apart in your hand,
you look contorted on yourself your ridiculous prop.
You forgot what you meant when you read what you said,
and you always knew you were tired, but then,
where are your friends tonight?

Where are your friends tonight?
Where are your friends toniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiight?

If I could see all my friends tonight,
If I could see all my friends tonight,
If I could see all my friends tonight,
If I could see all my friends tonight.
_
_
_

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Expressão Dramática com bonecos!

Tem estado a decorrer o interessante FIMFA Lx7 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Entre os vários eventos, apontaria este fim de semana no CCB – Centro Cultural de Belém, de entrada livre e ao ar livre, 15h e 18h30m de sábado e domingo, o espectáculo Compost Mentis dos Whalley Range All Stars do Reino Unido.

Para saberem mais, de forma sinóptica, visitem o website
http://www.tarumba.org/internat.htm
ou de forma mais detalhada o programa em
http://www.tarumba.org/FIMFA/ProgramaçãoFIMFALx7.zip
(recomenda-se este - as suas imagens valem mil palavras).
_
_

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Gostas do actor Robert de Niro? É que... Ele vem/está/veio a Lisboa!


_
_
_
_
_
_
_

Começa hoje o LVF - Lisbon Village Festival 2007 dedicado às artes com especial relevo para as artes interpretativas no grande ecran.
_
Depois do Indie, agora é o Village contando com o artista acima referido.
_
Sabe mais sobre o LVF '07 clicando na imagem.
_
_
_

quarta-feira, 6 de junho de 2007

FATAL 2007 foi ganho pela NOVA / FCSH

__
Para quem não teve conhecimento, fica aqui o registo.

Este ano o GTIST não foi contemplado pelo júri.
A cerimónia final ocorreu sexta-feira passada no Santiago Alquimista.
_
O grande prémio para a melhor peça foi para a FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa:

_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
E o prémio tipo menção honrosa foi para a Faculdade de Letras da Univ. Clássica de Lisboa:










_
_
_
_
_
_
_
_
_
_ _
_
Prémios FATAL para grupos
da Nova e Faculdade de Letras


Os prémios da VIII edição do FATAL, Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, distinguiram este ano o Grupo de Teatro da Nova (GTN) e o Grupo de Teatro de Letras (GTL), de entre os 19 grupos concorrentes.

A peça «Blame Beckett», um texto a partir de Samuel Beckett e outros autores encenado por Diogo Bento e apresentado pelo GTN, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, valeu-lhe o Prémio FATAL 2007, atribuído pelo júri ao melhor espectáculo do Festival.

O GTL, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi distinguido com o Prémio FATAL - Cidade de Lisboa 2007, pela apresentação de «A Missão», de Heiner Müller, com encenação de Ávila Costa, pela escolha do texto e pela abordagem e trabalho do grupo na construção do espectáculo.

Ambos os galardões são dotados do valor pecuniário de 1.500 euros, sendo o Prémio FATAL 2007 patrocinado pela Rede Eléctrica Nacional (REN) e o Prémio FATAL - Cidade de Lisboa 2007 pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por sete elementos representantes de várias instituições: Graça Costa (Universidade de Lisboa), Paula Bárcia (REN), Paula Carvalho (CML), Catarina Mello (Teatro da Trindade), Rodrigo Francisco (Teatro Municipal de Almada), Afonso Guerreiro (estudante) e Rui Nunes da Silva (editor).

Os prémios, que incluem ainda um troféu concebido pelos alunos de Escultura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foram entregues hoje à noite aos grupos vencedores pelo Reitor, António Nóvoa, e pela Administradora da Universidade de Lisboa, Luísa Cerdeira, numa cerimónia realizada no bar Santiago Alquimista, à qual se seguirá a festa de encerramento do FATAL deste ano.

Além de apresentar as mais recentes encenações de 19 grupos de teatro universitário, 17 dos quais portugueses, um espanhol e um francês, a VIII edição do festival contou igualmente com ciclos de tertúlias e conferências, workshops, performances, instalações urbanas e uma exposição fotográfica.

Os grupos vencedores da mostra iniciarão já este mês uma itinerância pelo país, que se prolongará até Dezembro, num circuito ainda em construção, que incluirá o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São João, Teatro Municipal de Almada, Teatro Municipal de Braga, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Académico Gil Vicente e Auditório Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Diário Digital / Lusa
01-06-2007
_
_

terça-feira, 5 de junho de 2007

Caracterização facial para expressão real ou dramatical! ;-)


_
_
_
_
_
_
_
_
_
Loja multifuncional em Lisboa para quem gosta destas coisas
mais a sério ou mais a brincar!
_
Cliquem na imagem para lerem o texto
e visitem o website www.manobrasdarte.com que está bem giro!
_

E olhem, vão lá e depois contem... ou mostrem!
_
_
_

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Teatro romano / Urban Voids



Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 (31/5 a 31/7)

A Trienal pretende constituir-se como um ‘Festival’ de arquitectura participado pela comunidade local com capacidade para atrair um público internacional. Profissionais e público irão debater as questões que os espaços urbanos enfrentam hoje, focando os aspectos positivos da mudança e da renovação através da arquitectura contemporânea.
A Arquitectura é um dos campos mais vibrantes no âmbito da Cultura em Portugal, com largo reconhecimento internacional, atraindo a atenção de público e imprensa estrangeiros, com regularidade, sendo considerado um sector estratégico de afirmação de Portugal no contexto internacional.
Ambiciona-se que a Trienal de Arquitectura de Lisboa passe a figurar na ‘rota’ dos grandes eventos de arquitectura mundiais.
_

_
O Concurso de Ideias Intervenções na Cidade teve como objectivo incentivar um debate alargado sobre espaços urbanos de Lisboa com potencialidade de serem requalificados em benefício de um uso público ou de carácter colectivo. O Concurso de Ideias Intervenções na Cidade, incentivou arquitectos e cidadãos a apresentar propostas para a cidade, contribuindo deste modo para uma reflexão participativa no âmbito do seu ordenamento numa escala de proximidade que revele desejos e expectativas e que possa surpreender pela criatividade e procura de alternativas.
Eis uma das ideias de intervenção de Ana Maria Ribeiro Lopes e Tiago Mestre:

Teatro romano de Lisboa
Propõe-se a remoção total das coberturas metálicas que actualmente abrigam o local, a limpeza sistemática da ruína deixando somente os elementos em pedra e alvenarias, a remoção de todo o paramento que actuamente faz a ligação, pela Rua de S. Mamede, ao museu, a reconstrução de todo o sistema público de ruas em lajetas em lioz com dimensões variáveis, a inclusão de guardas metálicas sobre cada uma das três àreas de escavação, a implementação de uma pequena cafetaria reutilizando a pequena construção existente sobre a plataforma mais a Sul e um sistema de iluminação geral que valorize o conjunto durante a noite.
Mais uma vez, a tecnologia construtiva joga aqui um papel de grande importância pois, sendo ela uma das matérias em que a arqueologia se debruça é também ela que virá afirmar e diferenciar os elementos que esta proposta desenha. É esta linha sinuosa de contacto entre o “aparelho” de pedra que constrói o sistema pedonal e os vestigios contruidos que lhe servem de base que se constituirá como chave para a leitura e entendimento do Lugar, do Teatro Romano, do passar do Tempo.
_
_::
_
Querendo saber mais sobre o teatro romano encontrou-se no blog Formiguinha Atómica http://formiguinha.blogs.sapo.pt/ mais imagens e texto, abaixo reproduzido:

O Museu do Teatro Romano de Lisboa, está situado sensivelmente entre a Sé e o Castelo de São Jorge. O teatro foi construído na época do Imperador Augusto e sofreu obras de remodelação em 57 d.C., dedicadas ao Imperador Nero, pelo sacerdote do culto imperial. Depois das obras ficou com capacidade para 5000 pessoas... muita gente para a época! Porém, foi abandonado no séc. IV d.C., e as ruínas foram aproveitadas para a reconstrução do tecido urbano em épocas sucessivas.




Hoje, para além das ruínas do teatro, existe também um museu.




O espaço é bastante agradável e está dividido em três pisos, sendo possível observar as diferentes camadas arqueológicas, algumas peças encontradas nas escavações...


_
_
_
Se quiserem saber mais como p.ex. conhecer in loco o Museu do Teatro Romano cliquem em http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/Q0000552.html.
_
_

domingo, 3 de junho de 2007

Mais do !oh.skar


_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_Imagem bem sugestiva da peça que não chegámos a ver:
'As guitarras de Alcácer Quibir'.

(clicar na imagem para visita ao A.T.A - Acção Teatral Artimanha)
_
_