sábado, 2 de junho de 2007

Santo António e Festas de Lisboa - bom pretexto para nosso reencontro? :´-)





_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
De participação em Junho sem custos (de entrada livre e ao ar livre), salientaria sobretudo:

- Arraial Popular de Alfama, ter 12, noite

- Popular Soundclash4, ter 12, 16h – 02h, Miradouro de Santa Catarina (+/- Bairro Alto)
_Recomendado! Para saber mais clicar em http://www.popularsoundclash.com

- Lisboa Dance Parade, sab 16, 17h – 22h, Marquês Pombal-Av. Liberdade-Restauradores

(- para quem se integrar/gostar na/da temática: Arraial Pride, 18h-02h, sab 23 Junho, Praça do Comércio)

- África Festival qui 28, sex 29 e sab 30, 22h, Torre de Belém


Para saberem mais (ex. outros eventos) clicar na imagem.


sexta-feira, 1 de junho de 2007


Parabéns, Oscar!

... nunca deixes adormecer a criança que há em ti!


quinta-feira, 31 de maio de 2007

Quizz: reconhecem a cara metade que faz diferença? :-)

_
Pergunta cuja resposta nem todo o GED conhecerá!
Clicar em:


Haverá aqui, nesta novidade, algum desconto para o nosso grupo? :-)
(clicar na imagem)

Actividade fixe cheia de personagens reais.


Como diz o website citando Antoine de Saint-Éxúpery “Quando, em Dezembro de 1940, atravessei Portugal para ir para os Estados unidos, Lisboa surgiu-me como uma espécie de paraíso claro e triste.”
_
_

quarta-feira, 30 de maio de 2007

«O teatro é a mais bela das artes». Não finjas, não fujas! Preferes pecar?

Procuras o Jardim do Éden?
Então vai à cultura, vai à borlix à Culturgestix!

A Busca da Felicidade

Integradas na programação do Festival Os Dias do Paraíso
_
_
_
_
_
_
_
_
_




_
Conferências · Quinta 31 de Maio, Sexta 1 e Sábado 2 de Junho de 2007Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 · Pequeno Auditório · Entrada Gratuita*


As sociedades ocidentais contemporâneas têm na sua génese projectos que inscreveram entre os seus objectivos principais o desígnio de se organizarem na perspectiva da “felicidade dos povos”. Esta vontade, desde sempre associada à ideia de Progresso, foi um factor decisivo no desenvolvimento das sociedades que hoje conhecemos, mas a noção de “felicidade”, tal como a encontramos inscrita na Revolução Francesa e Americana, tem-se transfigurado a ponto de hoje nos podermos questionar sobre o sentido contemporâneo da ideia de felicidade. Esta interrogação passa por identificar – e reflectir sobre – as condutas, as aspirações e os imaginários que movem os indíviduos e as sociedades nos dias de hoje na perspectiva de discernir o que significa contemporaneamente “ser feliz”.
Nessa busca haverá que auscultar as diversas dimensões desse “ser contemporâneo” – política, cultural, cientifica, espiritual, etc. – e tentar perceber também como se posiciona este imaginário ocidental face a outras culturas e tradições.
Para debater estas problemáticas contamos com um conjunto de oradores nacionais e estrangeiros entre os quais se destacam o historiador Darrin McMahon, da Universidade da Florida (EUA), autor do recente The Pursuit of Happiness, livro que traça os conceitos de felicidade da Antiguidade até aos nossos dias; o psicólogo Daniel Gilbert da Universidade de Harvard (EUA) que publicou em 2006 o muito publicitado livro Stumbling on Happiness sobre a investigação contemporânea nesta área; o sociólogo Gilles Lipovetski (França), autor do recente ensaio Le Bonheur Paradoxal, que se centra no estudo das relações do consumo com a felicidade; e ainda a socióloga e antropóloga Eva Illouz (Israel) da Universidade de Jerusalém, cujo último ensaio, Le capitalisme emotionel, traça uma visão inovadora da contemporoneidade na perspectiva das relações entre a economia e os afectos.


* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.


Informações
21 790 51 55
culturgest@cgd.pt
_
Culturgest
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego
[Av. João XXI/Campo Pequeno]
_
http://www.culturgest.pt/actual/busca_felicidade.html


_

terça-feira, 29 de maio de 2007

Boas Impressões, sempre em pé!





_
Começou no mês passado por isso ainda não é muito conhecido até porque também começa tarde 23:30, em directo às terças (hoje não falhes!) ou de madrugada na repetição de sextas para sábados. Mas paulatinamente o Sempre em Pé (depois da Revolta dos Pasteis de Nata) vai obtendo reconhecimento.

Neste registo de artes performativas tu podes participar.

Eles pedem «aos espectadores que depositem seus vídeos neste “site” [o YouTube] e semanalmente escolher-se-á um vencedor que terá direito a exibição no programa com respectiva “assinatura”.».

Com a experiência que o people do GED/GTIST tem em vídeos e representação (com ou sem piada!=) aqui está uma oportunidade! :-)

Se fores a/o escolhida/o, o teu vídeo passa na RTP!
E o resto do pessoal irá concerteza assistir ao vivo ao programa!

Saibam mais clicando na imagem e
riam bem com os vídeos da página de entrada.
Vale a pena! Darás umas boas gargalhadas!
_
_

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Novo motor de busca... com Expressão Dramática!!

_
Não é um Google mas é bem inovador!
_
Cliquem em

_
e pesquisem diferentes palavras (ex. drama) assim como parem também de procurar durante algum tempo.
_
E vejam o que acontece!...
_
[sound on]
_
_

domingo, 27 de maio de 2007

Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua

Aconteceu em Santa Maria da Feira no fim de semana passado sendo uma notícia interessante para vosso conhecimento.
O jornal Expresso de ontem titulou de ‘O PODER do Talento’ acrescendo no antetítulo ‘Imaginarius reuniu muito do que de melhor se vai fazendo na Europa na área do teatro de rua’.

___
_
>Clicando na imagem da esquerda poderão aprofundar conhecimento sobre este festival de teatro.
__
>Clicando na imagem da direita poderão ver notícia da SIC sobre o evento incluindo visionamento de vídeo.


Ou ler já aqui uma retrospectiva do jornal portuense Primeiro de Janeiro:

Chegou ao fim o Festival de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira
Imaginarius atinge os objectivos

O director artístico do Imaginarus, Renzo Barsotti, disse que “todos os objectivos foram atingidos” na sétima edição do certame, que terminou com a Parada Teatro e Casamento, um desfile com mais de 300 pessoas. O figurino é para manter em 2008.

Estamos muito satisfeitos, tudo correu dentro das expectativas e atingimos o nosso grande objectivo, que era o envolvimento da comunidade local e, além disso, conseguiu-se atrair muita gente de fora à cidade, assim como muita atenção da comunicação social”, disse o responsável pela programação do certame. Para Renzo Barsotti, da Associação Sete Sóis Sete Luas, que organiza o evento com a Câmara de Santa Maria da Feira, o sétimo Imaginarius foi também um êxito artístico, alcançado através das várias produções próprias exibidas durante o certame.
Para o próximo ano, Renzo Barsotti referiu que o figurino se vai manter, procurando alargar cada vez mais o âmbito do festival. “Há vários projectos em preparação, mas ainda não estão suficientemente maduros para que os possa divulgar já, com excepção de um que gira em torno do abandono escolar e será concretizado com o apoio do pelouro de Educação da Câmara”, revelou.
O vereador da Cultura da autarquia, Amadeu Albergaria, fez também um balanço “muito positivo” desta edição do Imaginarius. “A nossa aposta é sobretudo na vertente criativa e formativa deste projecto e mais uma vez todos os objectivos foram atingidos, dada a grande adesão popular, com lotações esgotadas todos os dias e o envolvimento da comunidade na festa”, disse.
O vereador referiu o Centro de Artes de Rua, que a Câmara está a candidatar aos apoios dos fundos comunitários (QREN), a instalar no edifício do antigo Matadouro Municipal e é uma consequência de sete edições de sucesso do Imaginarius. “Será um laboratório criativo onde as diferentes companhias poderão instalar-se em residência artística durante um ou dois meses para aí efectuarem as suas pesquisas, investigações e experiências, ensaiar as suas produções e fazer formação localmente”, disse Amadeu Albergaria.
O festival tinha como tema principal “O Teatro e o Matrimónio” e como um dos seus eventos principais a Parada Teatro e Casamento. Estes eventos fazem parte do “Teatro e Matrimónio”, um projecto europeu encabeçado pelo Imaginarius e apoiado pela União Europeia, através do programa Cultura 2000, que pretende analisar a instituição do casamento do ponto de vista da sua ritualidade dramatúrgica.
A apresentação de todos estes eventos foi possível graças ao envolvimento directo de mais de 800 pessoas, entre as companhias presentes, a estrutura organizativa do certame e participantes nos eventos.
_
_

Expressões aos quadradinhos: DRAMA - emoções reais.

Teatro além das grades
Reclusos de Paços de Ferreira sobem em palco

Notícia televisionada pela SIC no passado dia 7 de Maio de 2007. Apesar de já terem passado vários dias, pelo seu interesse, aqui fica o registo neste blog.

Os reclusos de Paços de Ferreira subiram ao palco este fim-de-semana. A peça, protagonizada por seis detidos, aborda a prisão e a liberdade.

A Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira foi ontem palco de uma peça de teatro que fala de revolta e desespero, mas também de esperança. O depoimentos prestados pelos seis actores, reclusos em Paços de Ferreira, são verídicos.
Depois de cinco meses de trabalho na Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, subir ao palco foi tornar um sonho realidade.
A peça "Branco-preto-branco" transmite os pensamentos e as angústias de todos aqueles que estão detidos mas sonham com a liberdade. Através do teatro, os reclusos exprimem o que não conseguem dizer dentro da cela e conseguem mesmo emocionar quem passou toda uma vida em cima do palco, como Ruy de Carvalho: "A lição que eles me deram de liberdade interior é muito importante. Os homens devem ser livres por dentro".
_
_