terça-feira, 26 de junho de 2007

A nova aventura dos criadores dos Gorillaz [da banda sonora do nosso Depois da Festa]


Cultura tradicional chinesa inspira obra com estreia mundial dia 28

Criação conjunta de Damon Albarn e Jamie Hewlett, Monkey: Journey To The West junta circo, lendas chinesas, monges shaolin e músicos, numa superprodução que terá estreia mundial a 28 de Junho, naquele que é o espectáculo de abertura da edição 2007 do Festival de Manchester (Reino Unido). Esta destaca-se de tantas outras estreias pelo facto de representar a primeira manifestação conjunta dos mesmos criadores do projecto Gorillaz, uma das mais bem sucedidas aventuras que a música popular viu nascer esta década.

Tendo decidido dar por finda a carreira do grupo "virtual" depois de dois álbuns de originais e de uma digressão de despedida, Damon Albarn (que é ainda vocalista dos Blur) e o desenhador Jamie Hewlett resolveram continuar uma parceria que tão bons resultados havia revelado. Juntos partiram, então, de uma velha lenda chinesa (cujo título podemos traduzir como "A Viagem ao Ocidente"), dela fazendo nascer um espectáculo multi disciplinar cujos ensaios decorrem neste momento em Paris, com a agenda de estreia apontada ao Palace Theatre, em Manchester.

Monkey: Journey To The West contará com música original de Damon Albarn e nasce de um conceito visual de Jamie Hewlett que, além do conceito visual do espectáculo, assina os próprios cenários e figurinos. A adaptação para palco do texto original é da responsabilidade de Chen Shi-zheng.

O espectáculo contará em cena com a presença de 45 acrobatas, monges shaolin e vários cantores chineses. A música será interpretada, ao vivo, pelo UK Chinese Music Ensemble, dirigido por Cheng Yu.

Co-produção do Festival de Manchester, do Théatre du Chatelet (de Paris) e da Berlin State Opera, Monkey: Journey To The West apresenta ainda, como actividades complementares ao espectáculo em si, uma série de programas educacionais que visam trazer aos mais novos públicos europeus algumas heranças das tradições culturais chinesas. Em colaboração com o Chinese Arts Centre, a cidade de Manchester vai promover uma série de workshops como complemento ao programa.

Em declarações ao Guardian, Jamie Hewlett evitou chamar ópera a este espectáculo que tem 81 minutos de duração e em cuja produção estão envolvidos 500 profissionais. Damon Albarn, entretanto, fala já do muito aguardado álbum dos Blur que deverá ser gravado ainda este ano. Segundo revelou, será mais electrónico e dominado por programações.

Diário de Notícias, Nuno Galopim
_
_
http://www.manchesterinternationalfestival.com/

http://www.gorillaz.com/
_
_
_
VÁ, TENS DOIS DIAS PARA CHEGARES AO FESTIVAL E VER OS "NOVOS GORILLAZ"!
_

1 comentário:

RedSpotMachineAtTheDoctor disse...

Isto sim valia a pena ir ver!!!