segunda-feira, 25 de junho de 2007

Teatro de fogo em novo museu que abre hoje em Lisboa com festa de arromba e entrada livre!

O Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea abre 25 de Junho com uma exposição permanente de 450 obras organizadas em "núcleos que contam uma história". O conjunto foi escolhido entre as 862 obras de arte da colecção do comendador Joe Berardo - avaliadas em 316 milhões de euros pela leiloeira Christies - destinadas ao novo museu no âmbito de um acordo assinado no ano passado entre o empresário e o Estado português que vigorará até 2016. Entre as obras avaliadas do conjunto constam um Picasso, cujo valor ascende a 18 milhões de euros, um das peças mais caras da colecção, um quadro de Francis Bacon, de 15 milhões de euros, e um Andy Warhol avaliado em 12 milhões de euros.

O Director do Museu Jean-François Chougnet explicou que as obras de arte vão ficar organizadas por núcleos, concebidos com um critério cronológico e temático e que "poderão ser visitados de forma independente" pelo público. O surrealismo, a pop e as fotografias feministas dos anos 80 são alguns dos núcleos previstos.

Esta selecção provisória de 450 obras ficará em exposição permanente até ao final de Outubro, altura em que o Museu Berardo irá preparar-se para a sua primeira grande exposição temporária, intitulada "Um Teatro sem Teatro", e que será uma co-produção com

o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.

As Festividades da Inaguração, que começarão às 21h para o público (18h30m para as altas individualidades) com entrada livre no museu, durarão 24h! Com base na pirotecnia será feito uma arquitectura de fogo no edifício do CCB - Centro Cultural de Belém, local onde está instalado o museu. Em sintonia haverá também música composta para o efeito e projecção vídeo. Haverão bares abertos durante toda a noite e às seis da manhã será servido um pequeno-almoço no Jardim das Oliveiras.
_ _
Clicar nas três imagens para se ir para três websites diferentes relacionados com a temática artística pertença de Berardo.
_
_

Sem comentários: