sábado, 4 de agosto de 2007

Representação medieval de elevado nível! (aproveita a época de férias e vai a Santa Maria da Feira)


Texto do Jornal de Notícias com alguns ajustes:
_
O trabalho foi árduo e exigente, mas o cenário e os actores estão prontos. Às 18 horas de ontem, deu-se início a mais um empolgante capítulo da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. O regresso ao passado estende-se até ao dia 12. O evento de maior envergadura no país em matéria de recriação histórica da Idade Média custou 600 mil euros e deverá contar com mais de meio milhão de visitantes. O sucesso desta saga tem sido tão grande que se pensa alargar o evento a uma megaprodução, com três meses de duração.
_
Ontem ao final da tarde, um falcão cruzou os céus da Zona Histórica da cidade e pousou graciosamente junto às margens do rio Cáster. Trouxe consigo uma mensagem que foi entregue ao presidente da Câmara Municipal. Alfredo Henriques leu a missiva e, em seguida, procedeu ao hastear da bandeira da Viagem Medieval.
_
Com este prefácio, deu-se início à mega-recriação histórica com dez dias de duração que envolve, diariamente, mais de mil pessoas, algumas das quais trabalharam o ano inteiro para tornar possível a iniciativa.
_
Não falta nada. Mais do que meia dúzia de guerreiros ou outras personagens características da época, trajadas a rigor, que se passeiam pelo recinto ou se digladiam, a Viagem Medieval tem muito mais para oferecer. A acção começa no castelo, símbolo maior, e estende-se às várias zonas temáticas, onde se pormenorizam aspectos da vida daquela que foi considerada para muitos a Idade das Trevas.
_
De uma forma descontraída, mesmo a brincar, os mais pequenos e os graúdos aprendem, de forma lúdica, os mais interessantes pormenores dessa época de reis e rainhas e de lendas míticas.
_
A organização pretende, desta forma, que o evento seja reconhecido pela qualidade das recriações históricas, mas uma das áreas mais requisitadas pelos visitantes é a zona da restauração, onde se encontram as tabernas (onde podem ser saboreados magníficos petiscos característicos da época, numa ementa onde não falta o javali ou o porco assado no espeto e carne de aves, acompanhadas pelo vinho e cerveja).
_
Clica na imagem superior para explorares o website desta iniciativa - de 3 a 12 de Agosto - e na imagem debaixo para acederes directamente ao programa em PDF.
_


_
_

Sem comentários: